terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Você pode fazer mais


Não é raro eu sair às ruas e ver algo que me deixa muito, mas muito triste. Você também já deve ter visto, principalmente nas ruas do centro; eu chamo de homem-placa. Como a própria definição diz, um homem veste um banner de plástico (se encaixa no corpo semelhante a um grande Talit). É incrível como hoje em dia, se faz de tudo para conseguir anunciar algo. O auge foi quando eu vi, na semana passada, um papai noel vestindo uma placa. Um papai-noel-homem-placa.

Mas o que mais me deixa triste nisso é que se esquece toda a capacidade criativa que qualquer ser humano possui. Fomos presentados com cem bilhões de neurônios, que quanto mais 'treinados', melhor funcionam, genialmente e rapidamente entrosados. Rebaixar um ser humano e recompensá-lo por fazer o mesmo trabalho que um cavalete pode fazer (!) é algo que não entra na minha cabeça. Quando vejo um ascensorista tenho o mesmo sentimento.

Eu cresci com o conceito de que as pessoas devem ser recompensadas por fazerem trabalhos originais, criativos e que proporcionam o bem aos outros, quando elas transformam ideais e pensamentos em realidade. Mas, levando em conta a realidade em que vivemos, deveríamos ficar contentes quando as pessoas aceitam trabalhos como esses, e não piores.

Nenhum comentário: