segunda-feira, 16 de março de 2009

A grande mistura

Para uma pessoa religiosa, eu diria que eu sou uma pessoa que mantém bastante contato e troca ideias com pessoas não tão próximas do judaísmo. Vira e mexe, escuto um forte questionamento: por que há tanta divisão entre os religiosos, e mais ainda, entre eles e o não religiosos? Será que isso é certo?
A parashá que lemos anteontem conta alguns detalhes do mishkan, entre eles o ktoret (incenso) que era queimado todo dia. No total, 11 ervas compunham sua receita: dez delas com aromas agradáveis, e uma delas com um cheiro não tão gostoso. Não seria estranho, num lugar de tanta beleza (como comentamos aqui), no lugar onde a schiná (presença divina) estava presente (!), colocar uma essência assim?
Nossos sábios comentam no Talmud que isso era um exemplo perfeito de como deveria ser o comportamento do povo. Mesmo com todas as diferenças entre pessoas com estilos de vida variados (e até opostos), todas devem estar juntas, com o mesmo objetivo: assim como os ingredientes do ktoret estavam. E nem por isso a essência excêntrica era deixada de lado. Hoje em dia, vale o mesmo. Pessoas não tão próximas da Torá, religiosos, pessoas que pensam diferente, desconfiados, pessoas com dúvidas e questionamentos: todos devem estar juntos e lembrar que pertencem à mesma raiz.
No entanto, não digo que esse contato deve ser feito de qualquer jeito: a identidade judaica estar firme o suficiente (e aí por sua conta e risco) para uma interação saudável. Conheço pessoas que saíram de repente da "bolha" e acabaram se perdendo. Mas se você vir uma pessoa que se diz religiosa e possui um tratamento pejorativo com aqueles que não se dizem religiosos, questione seu comportamento se baseando no ktoret, e veja se ele possui uma resposta válida.

2 comentários:

Unknown disse...

Não sei porque, mas me identifiquei com este post..rs..

Este Blog, apesar de excelente, precisa de uma campanha para mais comentários! hehe..

Estou fazendo a minha parte! Quero ver mais opiniões aqui!!

Bjs;)

O Islã Sem Lacunas disse...

Paz entre as Religiões é fundamental...todos os Livros Religiosos o pregam (Principalmente o Alcorão).
o Alcorão me ensina a conviver pacificamente com outros e NUNCA ser um agressor.
Além do quê, é ínutil discutir religião e brigar comigo.
Canso de tentar me esquivar de conversas religiosas com minha amiga Evangélica, pois ela tem o grande hábito de atacar todas as religiões que não são a dela e que todos "vão direto pro inferno" pois só ela tem "a verdade" e o resto são "Idólatras"(Oque é uma hipocrizia...visto que ela venera uma cruz).
Mas é isso...o mundo anda e o Fundamentalismo vai junto!