terça-feira, 11 de novembro de 2008

Cuidado com o MP3

Ontem foi lançada uma nova campanha com o objetivo de preservar a capacidade auditiva. O assunto tem se tornado preocupante desde os últimos anos: cada vez mais tem sido possível escutar mais músicas, durante mais tempo, e em volumes mais altos. Colocar centenas de músicas e CDs em aparelhos MP3 com autonomias de mais 5 de horas torna muito mais difícil tirar os fones do ouvido. Tudo isso aliado a um volume alto e aos pequenos fones intra-auriculares vira um grande fator de risco para perdas auditivas irreversíveis – aí não dá mais pra voltar atrás.

No site da campanha é possível ver algumas explicações, vídeos, e curiosidades, como comparações entre os 120 decibéis que um MP3 player pode atingir, os 110 Db de uma serra elétrica e os 105 Db que uma furadeira produz. Em termos mais práticos, o recomendado pela campanha é que não se passe da metade do volume máximo que o aparelho pode chegar, nem que as pessoas ao redor escutem o som. Alguns estudos acreditam que se não forem tomados os devidos cuidados, a geração iPod pode chegar a ouvir muito mal na casa dos 30 anos - muito antes de ganhar cabelos brancos.
Eu sempre tento avisar as pessoas pra tomarem cuidado, mesmo que me olhem com aquele olhar 'lá vem ele de novo'. Em geral, poucos me ouvem. Mas ainda assim insisto e prefiro que me ouçam agora a não ouvirem bem o que os outros falam daqui alguns anos...

Nenhum comentário: