sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Matisyahu de volta

Adoro Matisyahu. Letras inteligentes, que fogem da inércia, com um toque sutil de alguns conceitos importantes do judaísmo são encaixadas harmoniosamente no reggae pelo artista de Crown Heights, NY. Com a imagem de um chassid Chabad, com direito a chapéu e longos fios de tsitsit pra fora da calça, Matisyahu envolve o público pluralista em seus shows através do beatbox, de versos cantados em hebraico ao som dos melhores nigunim (ritmos judaicos), e da música em que não esquece seu povo, sua terra e sua cultura de atitude. Apesar de muitos ortodoxos criticarem seu trabalho, considero-o um exemplo: comida kasher nas turnês, nada de show no shabat, uma mensagem muito bonita na música, e participação com outros artistas, independente de cor ou religião.

No começo desse ano ouvi que ele estava se afastando do judaísmo, notícia que, ao mesmo tempo em que me deixou muito chateado, não me surpreendeu tanto. Não deve ser fácil viver nesse meio artístico corrompido e conturbado. Não desconfiei tanto das notícias já que não ouvia novidades sobre o cantor – nenhuma single nova, nenhum álbum novo.

Mas essa semana ouvi uma noticia que me deixou feliz na mesma intensidade que a outra me deixou triste. Depois dos discos Youth, Live at Stubb’s e No Place To Be, o cantor lançou no dia 20, após mais de um ano e meio de espera, seu mais novo CD: Shattered (Estilhaçado, em português). Matisyahu continua estilhaçando a música tradicional chassidi, onde algumas palavras se repetem durante bons minutos com ritmos e instrumentos parecidos. Composto de 4 músicas, o disco apresenta Shmash Lies, que foge do reggae e tendendo ao rap (lembrando sua música no disco mais novo do P.O.D.); So High So Low parece mais uma música do Red Hot Chilli Peppers, demonstrando um pouco do pop (presente no remix de Jerusalem); Two Child One Drop (que começa com uma frase do Tehilim 121) e I Will Be Light preservam o reggae. É possível escutar as musicas inteiras no site.

Que alívio. Cansei de gente falando mal dos outros. Matisyahu está de volta e, pelo que pude ver pelas fotos no site, mais forte do que nunca. Aparentemente, não está mais se vestindo com as roupas preto-branco nem com o look Chabad. Além do tsitsit pra fora e barba, Matisyahu aparece com longas peiot e uma kipá ao melhor estilo chassidish. Como é bom ver gente que agüenta firme mesmo nas condições mais adversas.


Um comentário:

Unknown disse...

Matisyahu em nenhum momento se afastou do judaísmo,o que aconteceu foi que muitas pessoas distorceram os fatos.
A verdade é que ele se afastou de chabad,passou a estudar chassidut breslov e com os mitnagdim tambem,depois passou a frequentar karlin,vai todos os dias no shil karlin em ny e esteve com eles em israel.
Mas continua morando em crown heights porque sua esposa gosta de lá e tem amigos no local.