domingo, 1 de fevereiro de 2009

Sabe Tudo?

É sabido o quanto os religiosos acreditam que D'us é Aquele que tudo pode fazer. Aquele que, por ser completo, não precisa de nada. Como falamos a cada ano nas tfilot de Rosh Hashaná e Yom Kipur, "Vekol maaminim shehu kol iachol" - "E todos acreditam que Ele pode tudo". Como disse David hamelech no tehilim (salmos), "Ele sabe de todos os pensamentos de todos homens". Agora, para quem passou pela parashá Bo, que lemos na ultima semana, ou pra quem lembra da história da Hagada de Pessach, surge uma pergunta óbvia. D'us pede que os iehudim coloquem no batente das suas casas um pouco do sangue do korban (sacrifício), para que Ele soubesse quais casas não castigar com a última praga, a dos primogênitos. Será que realmente D'us não sabia quais casas eram de egípcios ou não? De maneira semelhante, por que precisamos rezar três vezes por dia, pedindo tudo o que queremos, se antes de nascermos Ele já sabia tudo o que iria passar pela nossa mente?
Para fazer o korban (e não deve ser nada fácil matar um animal que é idolatrado no país onde se mora), os iehudim tiveram que se esforçar muito. Como consequência do esforço realizado, deram valor, e por isso se poderiam se sentir identificados, se sentir queridos, e com a sensação que Alguem está aí pra eles. Sem dúvidas, com isso se fortificam a identidade judaica e o contato com D'us. No caso das rezas, é a mesma coisa. Paramos ao acordar, ao meio do dia, e à noite para lembrar que temos um contato com D'us. Lembramos Suas vontades, nossas vontades, e do mesmo modo a identidade também se fortalece.
A resposta para as duas perguntas é a mesma. Com certeza, Ele sempre soube de tudo o que pode ter pensado em surgir na face da Terra, e Ele não precisa de nada. Justamente por isso, somos nós os únicos que têm algo a ganhar fazendo o que Ele manda. Cada mitzvá é uma chance de cada um de nós crescer e se aproximar Dele.

Nenhum comentário: