quarta-feira, 8 de abril de 2009

Aficoman

Sem dúvida o Seder de Pessach é uma das maiores criações pedagógicas judaicas. Uma aula interativa que se vale de todos os recursos sensoriais e psicológicos para incutir o sentimento da redenção dos judeus do Egito nas novas gerações
Portanto existem no Seder vários pequenos detalhes que podem passar desapercebidos por um observador desatento. Um deles é o Iachatz.
Na frente do condutor do seder existe uma Keará (bandeja) sobre a qual, entre outras coisas, se encontram 3 matzot. Após comermos o Karpas (a batata ou o salsão mergulhado na água com sal), o condutor do seder agarra a Matzá central e a parte na metade, e esconde metade dela para o Aficoman (que é procurado pelas crianças no fim do Seder).
Esse costume enigmático representa mentalidade de escravos com a qual iniciamos o Seder. Ao vermos um pouco de comida na nossa frente, guardamos metade para amanhã. Quem pode ter certeza se amanhã teremos mais? Somos como refugiados de guerra que temem pelo futuro incerto.
Porém quando chegamos ao fim do Seder, após termos lido a Hagadá e jantado, passamos por uma transformação. Agora não somos mais escravos: somos homens livres. Agora não tememos pelo amanhã: nós confiamos plenamente que o mesmo D-us que nos tirou do Egito irá nos garantir a janta de amanhã.
Portanto, quando chegamos ao fim do Seder, mandamos as crianças buscarem o Aficoman, e o comemos sem pensar duas vezes. Aliás, de acordo com a Lei Judaica o Aficoman precisa ser comido antes da meia noite. É proibido manter a “cabeça de escravo” por tempo demais.

3 comentários:

Unknown disse...

Coincidência ou não, li um texto com esta mesma temática. Desta forma, segue abaixo link do texto para que possa ser complementado a esta leitura!

http://www.chabadmorumbi.com.br/pe2008.asp#c

Pessach Casher VeSameach!

Dov Bigio disse...

Nova página para Blogs da comunidade!

http://www.webjudaica.com.br/blogs/

Já cadastrei o seu lá!

Abs
Dov

Toni disse...

Pena que as pessoas que falam mal dos judeus não se interessem por conhece-los. Seus costumes e suas regras morais.
Tenho um blog de apoio a Israel, lá tenta-se explicar que judeus e Israel não são os monstros que a mídia insiste em mostrar.
http://politicageral1.blogspot.com